Sobre o Simulado de Emergência
O Simulado de emergência busca atender as normas estabelecidas na NBR 15219, o treinamento é prático e simula de forma realista, uma situação de risco no transporte de produtos perigosos, fazendo com que todos trabalhadores envolvidos sigam os mesmos passos, que devem ser seguidos em um caso real.
Segundo a NBR 15219, que trata do Plano de Emergência Contra Incêndio, estes simulados devem ocorrer no mínimo a cada 12 meses.
São vários os motivos, para sua empresa realizar esse treinamento com seus colaboradores.
* Reduzir o tempo de resposta a emergência;
* Validar o plano de atendimento a emergência - PAE;
* Proporcionar melhoria no plano, através da identificação de falhas;
* Padronizar as ações a serem realizadas;
* Testar recursos e equipamentos disponíveis;
* Conscientizar a população sobre os cuidados que devem ser tomados em caso de acidente no transporte de produtos perigosos e não perigosos, especialmente em relação a preservação ambiental.
Os transportadores de produtos e resíduos perigosos deverão possuir Plano de Atendimento a Emergência - PAE, que deverá ser mantido nos veículos quando estes estiverem transportando produtos ou resíduos perigosos e disponibilizar plantão de atendimento 24h para acionamento imediato em caso de acidentes e emergências com produtos e resíduos perigosos (Art. 6° da Lei n° 22.805/2017). O Simulado coloca em pratica o Plano de Atendimento a Emergência - PAE.
O Simulado permitirá aos participantes compreender a hierarquia de responsabilidades e ações a serem tomadas num caso de emergências. No local, haverá o seguinte cenário: um caminhão tanque carregado de produto a granel líquido perigoso, que é apontado como o mais crítico nos casos de emergência, simula um choque com outro caminhão onde ocorre vazamento nas válvulas do veículo tanque.